LONGEVIDADE – Uma Conquista da Humanidade

Publicado por Vincenzo Lasalvia em

Nos últimos anos, a longevidade tem se tornado um fenômeno cada vez mais presente em nossa sociedade. Graças aos avanços na tecnologia, na medicina e no planejamento urbano, as pessoas estão vivendo mais e com maior qualidade de vida. Um estudo publicado na revista Lancet em 2018 demonstrou que as melhorias nas condições de saúde e nos cuidados médicos são os principais fatores que contribuem para o aumento da longevidade.

Nesse contexto, a mudança na composição etária é evidente, com um aumento significativo da população idosa. No Brasil, a expectativa média de vida tem se elevado gradualmente, conforme relatado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com um relatório de 2022 do IBGE, a expectativa de vida ao nascer subiu para 76,7 anos.

Desafios e Oportunidades na Fase Pós-Aposentadoria

Chegar à fase pós-aposentadoria é uma conquista única, mas também traz desafios e oportunidades. Alguns indivíduos conseguiram se planejar financeiramente e agora buscam atividades que priorizem o bem-estar. Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicado em 2020, aqueles que se prepararam financeiramente para a aposentadoria são mais propensos a participar de atividades que promovam a saúde mental e física.

Por outro lado, aqueles que dependem apenas da pensão muitas vezes enfrentam dificuldades para manter o mesmo padrão de vida que tinham quando estavam ativos profissionalmente. Além disso, o mercado de trabalho ainda não está totalmente aberto às pessoas com mais de 60 anos. De acordo com uma pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), 73% das pessoas com mais de 60 anos relataram dificuldades em encontrar emprego devido à discriminação etária.

O Potencial da População 60+

No entanto, é importante reconhecer o potencial desse grupo etário. As pessoas acima dos 60 anos possuem não apenas habilidades e competências, mas também uma valiosa experiência de vida. Um estudo da Universidade de Stanford em 2019 destacou que a combinação dessa experiência com o talento dos mais jovens pode gerar resultados excelentes, se for bem administrada. As empresas que valorizam a diversidade etária têm maior probabilidade de inovar e prosperar.

A longevidade nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e identificar o que realmente dá sentido à nossa vida. É uma oportunidade para nos reinventarmos nas próximas etapas dessa jornada.

Em fim, a longevidade, é uma conquista da humanidade que traz tanto desafios quanto oportunidades. Ao reconhecer o valor e o potencial das pessoas 60+, podemos contribuir para uma sociedade mais inclusiva e dinâmica. Vamos realizar novos sonhos e viver com plenitude e bem-estar, aproveitando ao máximo cada etapa da vida. Compartilho minha trajetória e experiências no TEDx, acreditando que é possível superar eventuais limitações impostas pelo tempo. Confira o vídeo completo aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *